quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Agradecimento

Reportagem que saiu no dia 05/08/2010, no site tresmidas.com.br, que de forma muito gentil e acolhedora cedeu um espaço para o pronunciamento da associação. O jornalista Gilson Vasconcellos esta de parabéns pelo site e pela bela reportagem feita!



Aqui está a reportagem para que vocês confiram na integra:


Associação luta por abrigo para animais

Em atividade há mais de quatro anos, a Associação SOS Animais de Rua vem realizando um trabalho diferenciado em Itapetinga. Defensora dos direitos dos animais, a Associação é composta atualmente por 16 pessoas: professores, advogados, jornalistas e outros interessados em cuidar de cães e gatos que são abandonados ou sofrem de maus tratos.  Eles são recolhidos, tratados e depois doados, quando encontram algum interessado, ou levados na maioria das vezes para a residência de um dos associados.
Para Jennifer Cavalcanti, Presidente da Associação, realizar um trabalho como esse é muito difícil, pois necessita de apoio, principalmente do Poder Público. “Temos dificuldade de conseguir parceiros para o projeto e ainda é preciso lidar com a falta de consciência da população em relação ao tratamento dos animais”, disse ela. A representante da Associação comentou ainda sobre a falta de um centro de tratamento de animais na cidade para facilitar o trabalho. “Cidades circunvizinhas de pequeno porte possuem espaço dedicado a esse trabalho, mas Itapetinga fica a desejar e olha que existe verba para isso”, completou ela.
Dorival Pereira de Matos, 20, professor, um dos defensores dos animais abandonados e participante da SOS Animais de Rua desde a sua fundação, também criticou a forma como o assunto é tratado por alguns setores. Ele comentou a atitude tomada recentemente, ao saberem que a Secretaria de Meio Ambiente havia recebido uma denúncia dando conta de que uma pessoa no Bairro São Francisco de Assis mantinha em sua residência vários cães e gatos e que os funcionários da referida Secretaria agiram de forma arbitrária, entrando na casa da aposentada e prendido os gatos dentro de gaiolas. “O SOS Animais de Rua ficou sabendo da situação e no outro dia quando, o pessoal da SEMA foi recolher os animais a Associação impediu que eles fossem levados. Nós os soltamos, pois estavam presos dentro de gaiolas inapropriadas, inclusive registradas em fotos que cedemos a essa reportagem”. Dorival disse que foi inadmissível a ação da SEMA no episódio com senhora no bairro São Francisco de Assis. “Ela ficou muito assustada com toda a movimentação e sem falar que a Secretaria infringiu o Estatuto do Idoso”, reclamou ele.
Segundo Dorival, havia nove gatos e nenhum cachorro na casa alugada pela senhora Mariá Teixeira Aguiar, professora, especialmente para abrigá-los.  Quantidade essa que diverge da informação de Carlos Leôncio, Secretário de Meio Ambiente do município, que nos informou que existem no local 25 gatos e 16 cães. “Nós recebemos uma denúncia da Promotoria Pública dando conta que vizinhos reclamaram do barulho causado pelos animais prejudicando o bem estar na localidade. Foi uma fiscalização via Promotoria. Sabemos que existem animais doentes com sarna, muitos deles até já morreram. Estamos aguardando inclusive uma autorização da juíza para recolher os animais para serem levados para o Centro de Zoonoses em Ilhéus”, disse Carlos Leôncio, secretário de Meio Ambiente. 
Falta parceria
Para Jennifer poderia haver uma parceria entre o município e a Associação, pois se trata de Saúde Pública. Segundo ela, muitos animais estão jogados pelas ruas e não há outro órgão que se incomode com eles, que não seja a Associação. “Existem pessoas que possuem animais e em muitos casos eles adoecem e não recebem mais cuidados, pois os medicamentos por serem muito caros, nós da Associação conseguimos através dos laboratórios a preço de custo. Em algumas vezes contamos com o apoio de empresários que nos ajudam com produtos veterinários”, disse ela.
Sobre a criação de um Centro de Zoonoses em Itapetinga, Carlos Leôncio disse que o projeto já está sendo preparado, inclusive com a abertura de licitação para construção e aquisição de material e em breve com a abertura de Concurso Público para contratação de veterinários e funcionários.
A criação de um abrigo para animais é uma antiga reivindicação da Associação SOS Animais de Rua, uma vez que em Itapetinga sempre foi grande o número de animais abandonados, muitos deles doentes, perambulando pelas ruas da cidade. É de obrigação principalmente do Poder Público, zelar para que esses animais sejam tratados e cuidados de maneira que se evite a proliferação de doenças. “Inúmeras vezes fomos ao prefeito da gestão anterior e na atual e nunca tivemos um apoio. Itapetinga é a 29ª cidade ecologicamente correta do país, e infelizmente nossos gestores não estão focados em tratar bem dos animais abandonados ou que sofrem de maus tratos. Isto também faz  parte de saneamento e de saúde pública. Por isso criamos esta Associação e contamos com o apoio de todos que se interessem pelo assunto”, completou ele.
A Associação SOS Animais de Rua está em atividade desde 2006, mas somente no ano passado os associados conseguiram oficializar através de documentação. Interessados em participar com sugestões, críticas ou apoio ao movimento devem entrar em contato com pelo telefone: 77-3261 4440.
Para conferir a reportagem basta clicar no endereço: http://tresmidas.com.br/2010/08/associacao-luta-por-abrigo-para-animais/

A cobertura tão bem feita pelo jornalista também saiu no site: http://www.itapetinganews.com/site/?sessao=noticia_ver&id=3460

Nenhum comentário:

Postar um comentário