segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Deputado altera lei de proteção aos animais


Deputado altera lei de proteção aos animais

22
Abr
2010
 

proteção
Alguns anos atrás (2003) foi votado um projeto de lei que previa o acréscimo de um parágrafo no Código Estadual de Proteção aos Animais do Rio Grande do Sul. O seguinte parágrafo dizia: “Parágrafo único – Não se enquadra nessa vedação o livre exercício dos cultos e liturgias das religiões de matriz africana”, ou seja, estava liberado o uso de animais nos tais cultos e liturgias das religiões de matriz africana.

Não sei o porquê, mais essa semana esse assunto teve grande repercussão na internet, principalmente no Twitter. O criador desse projeto foi o Deputado Edson Portilho, que hoje é vereador em Sapucaia do Sul/RS. A data do projeto é de 2003 e de acordo com a Agência de Notícias de Direitos Animais, a votação seria em julho do mesmo ano, e sabendo que um projeto de tal nível de crueldade contra os animais dificilmente seria aprovado, o deputado antecipou a votação fazendo com que os que defendiam os animais não tivessem tempo de votar. Dito e feito, o projeto foi aprovado com 32 votos a favor e apenas 2 contra.

edson_portilho_5Deputado Edson Portilho, que hoje é vereador
 
Quando eu vi sobre essa notícia no blog Vivo Verde, fiquei muito chocado.
Para minha surpresa, minutos depois no Twitter o assunto mais falado era “Deputado Edson Portilho” e a lei que permite a tortura e sacrifício de animais em rituais religiosos. Porém esse assunto estava ligado a um link que levava a um abaixo assinado para aprovação de outro projeto, que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal de autoria do Deputado Ricardo Tripoli. Acredito que com a aprovação desse novo projeto, o uso de animais em rituais religiosos seja proibido.

ricardo_tripoliDeputado Ricardo Tripoli

Enviei um email para o Deputado Tripoli sobre o assunto e assim que receber a resposta volto a atualizar a postagem.
Recebemos a matéria pronta por e-mail, não se sabe ao certo o autor.
Bem este foi um e-mail que recebemos, achei muito desumano e até cruel. O que o Deputado Edson Portilho decidiu foi de puro cunho pessoal, creio que não há a necessidade de tirar a vida de alguma coisa ou alguém para crer em algo. Então precisamos da ajuda de vocês nesse abaixo assinado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário