quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Maus tratos

SOFRIMENTO DE CAVALO ABANDONADO À MORTE EMOCIONA POPULAÇÃO.


UM CARROCEIRO, AO VER O ANIMAL DOENTE, O ABANDONOU PARA DEIXÁ-LO MORRER NAS RUAS.
Por: Rebeca Almeida
 Mais um animal extremamente debilitado e com muitos machucados pelo corpo foi abandonado pelas ruas de Itapetinga. Desta vez foi no bairro da Nova Itapetinga. No sábado, dia 2 de outubro, um cavalo, vítima de maus-tratos, foi abandonado por um carroceiro, quando este passava pela avenida das Indústrias na Nova Itapetinga. O animal não tinha mais forças e não conseguiu mais caminhar, tombando na rua. A atitude do carroceiro foi retirar a carroça e abandonar o cavalo caído no local, exposto ao sol e sem nenhum socorro.
Crianças, moradoras das proximidades, atiravam pedras e paus no animal doente, sendo necessária a intervenção da polícia Militar, acionada por moradores.
Várias pessoas se sensibilizaram com a situação e passaram a cuidar do cavalo, levando água e comida e o protegendo do sol, armando uma lona sobre ele. A associação S.O.S Animais de Rua também foi acionada e levou o médico veterinário Dr. Paulo Ferraz para prestar o atendimento. O veterinário constatou os maus-tratos e o medicou.
No domingo, dia 3 o animal continuava sofrendo, sentindo fortes dores e teve ainda um olho perdido por sua luta pela vida, pois ele, sem conseguir ficar de pé, se debatia no calçamento. A secretaria de Meio ambiente encaminhou o cavalo para um local adequado para o seu tratamento, onde a associação se comprometeu a prestar atendimento através de médico veterinário, porém, na segunda-feira, 04, o cavalo não resistiu e após um intenso sofrimento acabou morrendo.
Maus-tratos a qualquer espécie de animal também é crime e está amparado pela lei Federal 9.605/98, onde diz, Art 32: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal”.
O dono do cavalo, um carroceiro da Nova Itapetinga, conhecido como Sassá da carroça, será processado pela Associação S.O.S. Animais de Rua. É importante que a comunidade tenha consciência e denuncie casos de crueldade contra os animais.

Agradecemos ao blog do Thiago Bottino pela publicação (http://itapetingaagora.com/)

Um comentário:

  1. Uma pessoa como essa merece a morte, tratar desse jeito o animal que prove o sustento da família dele, porque o idiota nao faz nada, so faz sentar na carroca... Espero que a SOS consiga ganhar a causa na justica, e que esse Sassá possa provar um pouco do proprio remedio. Espero q sua familia te trate assim quando voce estiver velho e doente, porque voce merece!!!

    ResponderExcluir