sexta-feira, 14 de novembro de 2014

10 motivos para adotar um vira-lata


Os vira-latas, como são mais conhecidos, são animais resultantes da mistura de várias raças e por isso, são também denominados SRDs (Sem Raça Definida).
Muita gente quando quer ter um animalzinho pensa logo em uma raça específica sem saber como é bom ter um vira-latinha em casa. 
Chega de preconceito gente. Vou tentar resumir 10 motivos para ter um cãozinho vira-lata em casa. Quem acha que é melhor ter um cachorro com pedigree pode mudar de ideia.
Vamos lá!


T-mutts
1 - Você está salvando uma vida e será responsável pela felicidade deste peludinho
Os cães que estão no abrigo em sua maioria foram maltratados ou abandonados, adotando um vira-lata você estará salvando-o e pode ter certeza que ele nunca vai esquecer disso.
Uma nova família tem o poder, por exemplo, de tornar um cão agressivo que vivia nas ruas em um doce de coco carinhoso. Com amor, a vida do totó será transformada para melhor. Além disso, a sensação de ter ajudado alguém não tem preço.

2 - Você não estará incentivando o comércio de animais

Claro que nem sempre é assim, mas o mundo das vendas de animais pode ser bastante cruel. Há relatos de criadores cujos ambientes ficam em péssimas condições. Ou cruzamentos constantes para chegar a uma raça mais pura que podem resultar em exemplares rejeitados por não atingirem os padrões. E não é triste tratar os bichos como mercadoria? É comum, por exemplo, comprar o peludo em um pet shop e, por algum problema, devolvê-lo ou trocá-lo como se fosse uma roupa em uma loja.


Clique na imagem para ver a reportagem
ANIMAL NÃO É GRIFE. Adote, não compre.


3 - Você abrirá vaga para outro cão que precisa de ajuda

O abrigo é mantido por doações e  está quase sempre lotado, ao adotar um cão você abre vaga para outro que esteja precisando de resgate.

4 - Eles são em geral mais resistentes

Não é comprovado cientificamente que vira-latas tenham mais saúdes que raças puras, mas sabemos que algumas raças puras tem mais propensão a desenvolver certas doenças.
Mas em geral os vira-latas de rua já passaram por uma seleção natural. Só os mais fortes tendem a sobreviver nessas condições e são eles que acabam chegando a nossos lares.

5 - Você pode pular a fase difícil de filhote e adotar já um adulto

Filhotes sempre demandam muita atenção e dá um certo trabalho. Se você preferir pode optar por um adulto, que já está mais tranquilo e estável, além de já ter certeza do tamanho que ele vai ficar. A maioria dos totós que estão no abrigo são mais velhos e já tem um comportamento definido. E mesmo os mais idosos aprendem rapidamente as regras da casa.
Os vira-latas adultos se adaptam mais facilmente a um novo lar do que um filhote. No caso dos cachorros, latem menos, não precisam de tanta atenção e cuidados, são mais tranquilos na maioria das vezes, aprendem com facilidade truques, onde devem fazer as necessidades e muitos, por permanecer sempre atentos à movimentação da rua, são ótimos cães de guarda.
     
6 - Ele será um cão único
Dificilmente você achará um totó igual ao seu. Um amigo vira-lata é único, não existe nenhum outro igual a ele.

7 - Ele é bem mais flexível e se adapta rapidinho

O vira-lata costuma ser mais flexível do que um cão de raça pura. Ele se acostuma mais facilmente a uma nova casa ou situação. 

8 - Muitos são ótimos cães de guarda

Observadores e atentos a cada movimentação diferente -  principalmente aos que vêm da rua – eles têm grande capacidade de cuidar do território e dar o alerta diante da mínima irregularidade.

9 - Sua qualidades são contagiosas

Ter um vira-lata é uma aventura! Quando você tem a companhia de um cão de raça pura, você já conhece o temperamento e as características dele desde o primeiro momento. Mas adotando um vira-lata, você vai conhecer a personalidade dele aos poucos, o que torna a relação ainda mais especial.
a grande maioria deles é muito dócil. Também são vigorosos, equilibrados, espertos e atentos -  principalmente os que vieram das ruas e que foram obrigados a desenvolver essas características para poderem sobreviver em condições tão adversas. Dificilmente você vai encontrar um cão vira-latas feroz.

10 - Faz bem pra alma
Com todos esses atributos só posso dizer que você fara um bem danado a si mesmo adotando um cãozinho.
Olha como estou feliz na minha nova casa! (Chiquita)

Poderia listar muitos outros motivos, mas acho que antes mesmo de temrinar você já deve ter tido vontade de adotar não é mesmo?
Agora lembre-se, cuidar é um ato de coragem, pois você gasta energia, tempo e dinheiro em prol da vida de um animal e nem todas as pessoas possuem o coração aberto para isso.


Clique na imagem e veja a reportagem.
Pessoas que adotaram vira-latas e são super felizes!


  É uma decisão a ser tomada com consciência, pois não deve ser o presente de aniversário, o agrado da família ou a resolução dos seus problemas, mas é a garantia de um amigo para a vida toda que te aceitará independente da sua classe social, etnia ou faixa etária e o que você tem de fazer é amá-lo da mesma forma, não olhando a raça ou a idade.
GPAVR


Você também pode ter a vontade de adotar um filhote, mas com certeza, poderá estar perdendo a oportunidade de ter um amigo já crescido, que se adaptará mais rapidamente a vida que você leva além, de ajudar aquele cão que pode ter passado por um trauma de abandono.



Para que você tenha o privilégio de ter esse amigo não precisa de dinheiro, e sim de responsabilidade e vontade de amar.




E se não for possível adotar, seja padrinho, ajude a SOS da forma que puder clicando aqui


Para compor este texto tive a ajuda de algumas referências: Adote um vira lata, Cachorrosfofos, Vejasp, petmag.


Nenhum comentário:

Postar um comentário